mais de 40 pessoas. Data de 1916 e destina-se a fornecer flores à casa comercial do mesmo nome, existente no centro da cidade.
Uma pequena atividade industrial. - A região da Penha não se destaca por sua função industrial; sem falar na fabricação de tijolos e de barcos, atrás mencionada, não existem mais que umas 12 fábricas em toda a área ocupada pelo velho núcleo e suas "vilas" satélites.
Na porção setentrional, merece referência a Fábrica de Giz Brasil, situada à margem da via férrea e, próximo à Avenida de Guarulhos. Na região da colina da Penha, existem dois estabelecimentos ao longo da radial Rua Dr. João Ribeiro-Rodovia, um dos quais é a Fábrica de Artefatos de Galalite Atlântico. Mas é na porção meridional que vamos encontrar número mais elevado, embora modesto.
De fato, em Guaiaúna, destacam-se: as Fábricas Santa Teresinha, situadas próximo à confluência do Guaiaúna com o Aricanduva, sendo uma de papel e outra de celulose;(30) Nota do Autor a Fábrica Técnico-Cerâmica, numa das encostas do vale do Aricanduva, com produção de isoladores elétricos;(31) Nota do Autor a União Mecânica, especializada em chaves e fechaduras, também na encosta deste vale; a Companhia Nacional de Anilinas, já na baixada desse ribeirão; e outras menores. Em Vila Matilde, acha-se instalada, junto à estação, a Fábrica Vulcão, que produz tintas, esmaltes e vernizes.(32) Nota do Autor Do outro lado da linha,