Itaquera-Mirim, onde existem quatro em atividade. Aliás, talvez não chegue a dez o total de toda a região. Muitas estão paralisadas e outras diminuíram sua produção em virtude das dificuldades de transporte, que a guerra veio ocasionar.
A exploração de pedreiras realiza-se em Itaquera e em Lajeado. A pedreira de Itaquera, situada a uns três km do nucleo urbano, não longe do rio Verde, é realmente grandiosa e notável pelo granito que fornece, de grã média e de belíssima aparência, largamente usado em obras da Capital. A rocha apresenta visível mergulho no sentido N-S. Vem sendo explorada há muito tempo, tendo sido construída uma linha de Decauville para conduzir o material extraído até à estação de Itaquera. Há uns cinco anos, porém, os trilhos foram arrancados e o transporte passou a ser feito por estrada de rodagem, em caminhões. Nas suas vizinhanças pode ser encontrado um tipo de casa diferente das demais, pois seus fundamentos e seus pisos são construídos de granito, obtido no próprio local.
As pedreiras de Lajeado, situadas próximo ao vale superior do Itaquera, a uns dois km da estação ferroviária, vêm sendo exploradas de longa data(42) Nota do Autor e fornecem granito para a Capital.
Nas vizinhanças de Quinze de Novembro, os importantes leitos de cascalhos, a que já fizemos menção, têm sido intensamente explorados. Foram utilizados, sobretudo, na pavimentação da rodovia São Paulo-Rio.
São atividades que dizem respeito a áreas reduzidas dentro da região que estamos estudando; entretanto, menos pelo seu valor econômico do que pelas modificações introduzidas na paisagem, merecem a ligeira referência, que vimos de fazer.