Regiões e paisagens do Brasil

igreja matriz, de estilo inconfundível, com seu alpendre, suas paredes de taipa, suas desbotadas imagens; foi construída no início do seiscentismo(47) Nota do Autor e conservada como relíquia, embora por diversas vezes reformada. Faz parte do nosso patrimônio histórico-cultural, estando sob a proteção das autoridades do Estado.

O mesmo ar antigo pode ser ainda observado na pequena praça arborizada, que existe junto à igreja, onde há habitações do século passado, assim como em algumas das ruas próximas, de traçado irregular.

Basta caminhar algumas dezenas de metros, além desse núcleo de velharias, para que uma outra "cidade" apareça aos nossos olhos. São os bairros novos, de traçado preestabelecido, com suas habitações em estilo moderno, uma vida ativa, que se patenteia no elevado número de casas comerciais e no movimento das ruas. Não longe da estação, está a Vila Nitro-Química, que é prolongada, em direção ao sul, pela Vila Americana. Do outro lado da via férrea, já na várzea do Tietê, encontra-se a chamada Cidade Nitro-Quimica, destinada à população operária e continuada, para leste, pelo Parque Paulistano, ainda em formação. Na várzea do Itaquera, ao longo da Rodovia São Paulo-Rio, outras "vilas" operárias também existem: a Cidade Nitroperária, a Vila Curuçá. Todos são núcleos de formação recente, resultantes da instalação dos estabelecimentos da Companhia Nitro-Química Brasileira.

Algumas dessas "vilas" dispõem de vantagens que outros muitos subúrbios não conhecem; é o caso da água encanada e da luz elétrica, além de centros de recreação e assistência (estádio, clube, berçário, restaurante etc.), fatos que servem para reforçar os contrastes existentes na região.

Regiões e paisagens do Brasil - Página 209 - Thumb Visualização
Formato
Texto