perlongando, em singraduras sucessivas, o leito do rio-mar, dos seus afluentes, e dos igarapés que se formam e desmancham às suas margens, reuniu dados numerosíssimos, e, num confronto entre o livro e a natureza, estabeleceu o que lhe parece mais acertado, não recuando mesmo diante da réplica a autores cujo fama enche o orbe. Este livro é, pois, uma retificação em nome da verdade. É esse o seu grande valor, e portanto o recomenda a quem, orientado por outras leituras, teria de sofrer, num contato com a realidade amazônica, a mais dura decepção.
A par da descrição do imenso vale, com a sua flora e fauna, o autor retraça os perfis dos seringueiros e pescadores, com os seus costumes típicos, e as lendas e superstições que romantizam a sua vida rude.
A presente edição, que foi revista pelo autor, sofreu uma grande alteração no preço do exemplar, que ficou fixado em 6$000, quando a edição anterior era vendida a 10$000. Tornando acessível a todos os leitores a aquisição do livro, anima-nos a esperança de fazer mais vastamente conhecido o maravilhoso setentrião brasileiro.
Os Editores.