PREFÁCIO DA TERCEIRA EDIÇÃO
A admirável aceitação que obteve este livro em todo o país decidiu-nos a propor ao autor o lançamento desta terceira edição, destinada aos curiosos das cousas da Amazônia e admiradores do brilhante escritor, que já não encontram nas livrarias os exemplares em que se condensam as revelações magníficas daquela terra tão desconhecida quanto fértil de assunto.
O nome de Raymundo Moraes impôs-se ao Brasil inteiro, envolto no sobressalto natural dos leitores, que, acostumados aos relatos dos viajantes, viram pela primeira vez, nestes últimos tempos, um conterrâneo de José Verissimo reclamar para o torrão caluniado a justiça da ciência e da história. Entre os estudos que existem sobre o Amazonas, de autores nacionais e estrangeiros, há alguns notáveis pelo brilho descritivo e pela fidelidade da observação. Mas não passam de estudos parciais, limitados a certos aspectos do gigantesco cenário e eivados de repetições que observações mais rigorosas denunciaram errôneas.
Pode-se apresentar o livro de Raymundo Moraes como o reverso das medalhas em que cientistas e literatos vêm gravando as frases retumbantes como apoteoses ou anátemas, sobre o vale portentoso. Versado na bibliografia amazônica, pôs à prova as afirmações dos seus antecessores, e num estudo demorado,