Proêmio
Sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro se fundou, em 1928, a Escola de Estudos Brasileiros para o fim de melhor divulgar o que havia sido e era a antiga América portuguesa. Tinha especialmente em vista atender ao convite que lhe fora feito para auxiliar às viagens de instrução, as summer schools, que estudantes e professores das Universidades norte-americanas costumam realizar anualmente. A inclusão do Brasil na lista dos países visitados seria um serviço à nossa terra, tão ignorada no estrangeiro, e permitiria combater o desconhecimento, quase universal, reinante fora do Brasil quanto a nossa existência e nossas possibilidades.
Em 1929 se realizou a primeira série de lições, originariamente a cargo dos professores Carlos Delgado de Carvalho, Arrojado Lisboa, Carneiro Leão, Afrânio Peixoto, Heloisa Alberto-Torres, Mello Leitão e do autor do presente livro. Circunstâncias supervenientes forçaram a mudar tal distribuição em alguns casos. Mas os estudos históricos permaneceram atribuídos ao primitivo incumbido de tal recurso.
É a versão brasileira de tais conferências que hoje aparece sob o título de Formação Histórica do Brasil.
Inspiraram-nos, para os Séculos XIX e XX de nossa terra, o modelo inexcedível dos Capítulos da História Colonial, do benemérito e grande Capistrano de Abreu, e a percuciente análise que Godwin escreveu sobre os Estados Unidos, sob a epígrafe bem escolhida "A political outline".
Rio, setembro de 1930.