Formação histórica do Brasil

Bibliografia

Obra de síntese como esta mal admite bibliografia, tão vasta devera ela se revelar. Além do que, não há relação forçada entre as fontes que se estudaram e as conclusões tiradas, assim como, em uma construção qualquer, o edifício não depende essencialmente de seus elementos formadores, senão no modo por que foram utilizados. A silhueta, sim, é que caracteriza o arquiteto, e a visão dos fatos ao autor.

A Formação Histórica do Brasil traduz nossa compreensão pessoal dos fenômenos sociais de nossa terra, desde seu descobrimento até 1929, não como caso isolado no continente sul-americano, mas em sua interdependência do mundo inteiro. Os cronistas ou analistas perquiridos respondem apenas pela exatidão do substratum material das generalizações.

Principais elementos desse trabalho foram as bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, a Nacional, a do Ministério das Relações Exteriores, a do Arquivo Nacional, a do Instituto Histórico e Geográfico, bem como as coleções de documentos arquivados tanto nessas instituições, como em suas congêneres nos Estados. Citemos especialmente S. Paulo, Minas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul. As Revistas dessas beneméritas associações forneceram-nos insubstituíveis e preciosos subsídios; relembrar a todos, seria reproduzir o catálogo de seus anais. O mesmo devemos dizer das publicações análogas de Buenos Aires e Montevidéu.

Entre as obras avulsas, podemos nomear algumas cuja lista, incompletíssima, damos a seguir:

História da Colonização Portuguesa na América.

Dicionário Histórico e Geográfico do Brasil.

OLIVEIRA VIANNA

O Ocaso do Império.

— Evolução do povo brasileiro.

Formação histórica do Brasil - Página 468 - Thumb Visualização
Formato
Texto