História da História do Brasil. Volume II Tomo 1 – A historiografia conservadora

INTRODUÇÃO

Esta obra constitui o segundo volume da História da História do Brasil - Historiografia colonial, publicada em 1979. A classificação da matéria seria cronológica, como o foi no México - Historiografía del Brasil - Siglo XVI (México, 1957) e Historiografía del Brasil - Siglo XVII (México, 1963) - mas preferi tomar o caminho temático. Ela só trata dos mortos. Evitei os vivos para não levantar polêmicas.

Este segundo volume está, por sua vez, dividido em dois tomos, a saber: "A Historiografia Conservadora", tomo 1, e "Oliveira Viana", tomo 2. Oliveira Viana foi o maior pensador de direita que o Brasil produziu e influiu como autor intelectual tanto no movimento rebelde de 1930, como na contrarrevolução de 1964-1985.

Inicio logo o terceiro volume, A historiografia liberal, seguido do quarto, A historiografia católica, republicana e positivista, e do quinto, Do Realismo ao Socialismo. Acrescentarei um sexto volume, que versara sobre A historiografia estrangeira sobre o Brasil, compreendendo os brasilianistas que existem desde o começo do século XIX.

São seis volumes em sete tomos o conjunto da obra que completa meu sonho quando, em 1944, vindo da preparação nos Estados Unidos, pensei em publicar a Teoria da História do Brasil (1ª ed., 1949; 5ª ed., 1978), a Pesquisa histórica (3ª ed., 1978), e a História da História do Brasil, ora em andamento.

Agradeço ao Sr. Yunes, presidente da Companhia Editora Nacional, o acolhimento que tem dado a estas obras eruditas e de difícil venda, bem como ao querido amigo Herbert Salles e agora ao meu velho companheiro Fábio Lucas, o apoio que têm dado à Companhia para a edição destes livros e com os quais conto para a continuação da obra.

Junho de 1985.

JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES

História da História do Brasil. Volume II Tomo 1 – A historiografia conservadora - Página 33 - Thumb Visualização
Formato
Texto