História da História do Brasil. Volume II Tomo 2 – A metafísica do latifúndio: O ultra-reacionário Oliveira Viana

Daí a vocação profética de um salvador, um messias que elas pedem. Os gritos de protesto, as ameaças de agitação não têm eco na população do Centro-Sul e, por isso, esta representa o modelo do comportamento político ideal que Oliveira Viana louva. Nas 'belas' revoluções do Sul, o povo não irrompe sozinho na luta, mas sob a chefia de líderes de prestígio. As contradições, as incoerências, o culto do líder carismático, a ideia de superioridade racial, a defesa da submissão e resignação do povo tornam a interpretação de Oliveira Viana uma das mais melancólicas e desoladoras.

Na conferência de Golbery do Couto e Silva na Escola Superior de Guerra, em 1º de julho de 1980, publicada pelo O Estado de S. Paulo (1)Nota do Autor, se mostra nitidamente a influência de Oliveira Viana no pensamento do principal orientador da contrarrevolução de 1964.

A pedido do Jornal do Brasil, escrevi um longo estudo sobre a conferência de Golbery e sua influência no caminho histórico de 1964, bem como sobre a influência de Oliveira Viana em Golbery (2)Nota do Autor.

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