HISTÓRIA DA HISTÓRIA DO BRASIL
JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES
Em 1979 iniciou José Honório Rodrigues a publicação de uma extensa obra que seria como uma coroação de sua vasta produção: a História da História do Brasil. A primeira parte, Historiografia Colonial, tem, no mesmo ano, segunda edição. A segunda parte, Historiografia Nacional, séculos XIX e XX, desdobrou-se em mais de um tomo e ficou inacabada pela inclemência da morte prematura.
Num substancioso prefácio, sua exímia colaboradora e esposa Lêda Boechat Rodrigues fornece importantes elementos para compreensão desta obra e acerca do método de trabalho do autor. Revela igualmente o conceito em que era tido por historiadores estrangeiros e nacionais.
Em 1967, no volume "Perspectivas da História Brasileira, com uma Introdução e Ensaio Bibliográfico" por E. Bradford Burns, foram incluídos nove ensaios, sendo três de José Honório Rodrigues.
Na Introdução, o Professor Burns escreve: "José Honório Rodrigues, o historiador contemporâneo que contribuiu mais que qualquer pessoa para o estudo da historiografia brasileira (...)" também ressaltou (ao lado de Viana Moog) a necessidade de "uma história interpretativa" (p. 2). A seu ver, "a variabilidade das opiniões interpretativas e a firmeza do texto, eis os dois polos do trabalho histórico. Mas, para distinguir as sombras e obscuridades, as teorias são indispensáveis (p. 2 e p. 254 da Teoria da História do Brasil, 1ª ed., 1946). Ambos concordam com o eminente historiador britânico E. H. Carr, segundo o qual a interpretação é o sangue vital da história".
"Na nota introdutória ao primeiro ensaio de José Honório Rodrigues (1913-1987), o Professor Burns declara que a bibliografia do autor "é extensa e sua quantidade equivale à sua qualidade" (p. 102). Enumera seus principais livros, fala da preocupação do historiador brasileiro com a historiografia e prossegue: "Ele escreveu mais que qualquer outro brasileiro - na verdade, possivelmente mais do que todos os outros brasileiros reunidos - sobre este assunto. É autor de três dos nove ensaios incluídos neste livro, e senti a constante tentação de incluir outros ensaios seus. Estes, no entanto, serão mais que suficientes para demonstrar a profundidade e proeminência de sua contribuição ao estudo da historiografia brasileira."
Em nenhum trabalho do autor se revela tão nitidamente seu estilo e seu temperamento. Mas como tantas obras de alto valor, ficará esta como uma coluna partida.
A. J. L