História da História do Brasil, 1ª parte: Historiografia colonial

JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES

O Professor José Honório Rodrigues nasceu no Rio em 1913. Foi educado na Escola Deodoro, no Externato Santo Antônio Maria Zacarias, no Ginásio de São Bento, no Instituto Superior de Preparatórios, na Faculdade de Direito da então Universidade do Brasil.

Começou a escrever na Faculdade de Direito, na revista A Época, órgão estudantil, e ao terminar o curso, em 1937, recebeu o Prêmio de Erudição da Academia Brasileira de Letras.

Com bolsa de estudos e pesquisa da Fundação Rockefeller, passou um ano nos Estados Unidos (1943-1944), onde frequentou cursos na Universidade de Colúmbia e fez pesquisas históricas. Graduou-se na Escola Superior de Guerra em 1955. Foi sempre servidor público, jornalista e professor. Começou no Instituto Nacional do Livro, com Augusto Meyer, trabalhando na Seção de Publicações, dirigida, então, por Sérgio Buarque de Hollanda. Foi diretor interino da Biblioteca Nacional e diretor efetivo do Arquivo Nacional. Foi professor do Instituto Rio Branco (História do Brasil e História Diplomática do Brasil) e é professor do ensino superior do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Tem dado cursos na Universidade Católica e tem feito muitas conferências para padres nacionais e estrangeiros em cursos de aperfeiçoamento promovidos por instituições religiosas (Centro Intercultural e Conferência dos Bispos). Foi conferencista da Escola Superior de Guerra de 1957 a 1964. Tem ensinado em universidades norte-americanas.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de Institutos históricos estaduais, da Academia Portuguesa da História, da The Hispanic American Society (Estados Unidos), da Royal Historical Society (Inglaterra) e da Sociedade Histórica de Utrecht (Holanda). Tem participado de várias conferências, congressos, seminários, nos Estados Unidos, Europa e América Latina, e tem feito pesquisas no estrangeiro. Tem vários livros traduzidos para o inglês e para o espanhol, e sua obra tem merecido muitas notas e estudos críticos nos Estados Unidos e Europa, nas revistas especializadas. Tem sido e é membro da direção de várias revistas internacionais de História, como a Hispanic American Historical Review (Estados Unidos), a Revista de História (México), o Historical

História da História do Brasil, 1ª parte: Historiografia colonial - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto