História político-econômica e industrial do Brasil

Qual foi o sentido de nossa industrialização?

Conforme já tivemos ocasião de indicar, a industrialização brasileira se realizou sobretudo com a finalidade de substituir as importações. Tratava-se por conseguinte de substituir produtos num mercado criado pela economia de exportação. Daí que seus surtos se tenham realizado precisamente nas épocas em que as economias de exportação entravam em crise.

Disso resultou algumas peculiaridades que caracterizam nosso desenvolvimento industrial. Uma delas foi a falta de orientação na política de industrialização, decorrendo daí certas falhas graves, como a ausência de uma infraestrutura suficientemente forte, capaz de garantir uma expansão equilibrada da economia. Outra peculiaridade foi a concentração em atividades menos "essenciais", procurando atender à satisfação dos produtos de maiores dificuldades de importação, que eram justamente os de menor essencialidade, porque eram também os produtos de maior lucratividade, pois destinavam-se ao consumo de uma elite de elevado padrão de vida. Isso retardava a produção de bens de capital. Também caracterizou a nossa formação industrial a tendência de sobrecapitalizar e sobremecanizar as atividades fabris, em virtude das facilidades de aquisição de equipamentos surgidos depois da Segunda Guerra Mundial, como já demonstramos anteriormente. Criaram-se, dessa forma, em nosso parque manufatureiro, margens muito grandes de capacidade ociosa em certos setores, enquanto que se manifestam subprodução em outros, como no de siderurgia, provocando com isso uma distorção no processo de nossa industrialização.(2) Nota do Autor

Tudo isso, naturalmente, ocorreu porque a nossa industrialização não seguiu os moldes clássicos, ou seja, a da passagem gradual de uma economia artesanal para um sistema capitalista, mas devia preencher um vazio criado pela economia de exportação, apoiado em mercado previamente estabelecido, fundamentalmente destinado a substituir importações.

Estas características de nossa formação manufatureira explicam muitas das distorções que assinalamos ao expor a história do desenvolvimento industrial do Brasil que estamos tentando aqui.

História político-econômica e industrial do Brasil - Página 409 - Thumb Visualização
Formato
Texto