História político-econômica e industrial do Brasil

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi planejado e chegou mesmo em parte a ser escrito para abranger três volumes. O primeiro, relativo ao período colonial, foi até publicado em 1961, sob o título de Formação industrial do Brasil, resumido aqui na Primeira Parte. Outro, referente ao período republicano, esteve nas mãos de um editor. Entretanto, refletindo melhor e levando em conta a vida absorvente, cheia de mil e uma preocupações e deveres que nos assoberbam diariamente, achamos que três volumes seriam obra extensa em demasia, provocando dificuldades de editor e leitor, além de onerar o custo da obra. Ponderando tudo isso, deliberamos resumir o que já estava escrito e sintetizar ao máximo possível o que faltava, de modo a enfeixar os três livros dentro de um único volume. É o que ora apresentamos ao leitor.

Para alcançar tal objetivo, no entanto, tivemos de eliminar muitos detalhes, suprimir numerosas citações e vários quadros estatísticos, mantendo apenas a essência ou aquilo que nos pareceu mais importante. Se com isso o leitor ganhou em tempo para se amparar do assunto, receamos que tenha perdido em clareza, particularmente os menos familiarizados com nossa história econômica. Assim se explica a brevidade com que muitas questões, por vezes de relevância, são tratadas aqui.

Mas, apesar dessa limitação, não foi nosso intuito fazer um simples esboço da evolução industrial brasileira, e muito menos um mero ensaio sobre ela. Procuramos escrever uma história na ampla acepção da palavra, ou seja, uma narração dos mais salientes acontecimentos ocorridos, determinando-lhes as causas e as consequências, de modo a torná-los explícitos. Isto porque história, em seu autêntico sentido, não significa apenas menção cronológica dos fatos ocorridos, porém, um estudo daquilo que se

História político-econômica e industrial do Brasil - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto