Os construtores do Império; Ideais e lutas do Partido Conservador

continuado, e onde, pois, o novo, é sempre bom, ao contrário dos imobilistas e reacionários que admitem que o novo é sempre mau, e do verdadeiro conservador que acha que o novo poderá ser bom, se não diferir do velho.

Assim sendo, podemos fixar a posição conservadora, em seu sentido autêntico, como aquele representado pelo Partido Conservador, no Império do Brasil, e, tradicionalmente, pelo Partido Conservador britânico. O conservador reconhece o tempo - mas como sendo passado e futuro. Não nega o passado, como o progressista - os tempos pretéritos não foram trevosos nem ignorantes. Não nega o futuro, como os reacionários: o dia de amanhã poderá trazer grandes alegrias se soubermos trabalhar.

A distinção entre conservadorismo, reacionarismo, imobilismo, e progressismo (em sua forma aguda, que é o revolucionarismo, que quer destruir tudo e começar de novo) torna-se mais clara se compararmos a posição respectiva em face das reformas.

Os imobilistas nada querem reformar - a casa pode estar em ruínas, mas abrigou nossa infância, foi construída por nossos pais - ficará assim para sempre, não se mudando o lugar de um móvel, não substituindo qualquer instalação. O reacionário é capaz de construir um castelo medieval em Brasília, e andaria de armaduras ou calções de veludo em Copacabana, se isto fosse possível - se assim não faz, com relação a roupas, não deixa de fazê-lo com relação às ideias.

Já os progressistas e revolucionários nada querem conservar - o antigo é velho e feio - só o moderno presta. Certamente um automóvel de último tipo é melhor do que uma "cadeirinha" - mas pode acontecer que em Suárez tenhamos ideias mais exatas sobre as origens do Estado do que em qualquer autor do século XX. Ou que a Ética de Aristóteles seja superior à de lorde Bertrand Russell. Machado de Assis, que representa admiravelmente o verdadeiro espírito conservador, tem frases definitivas - "O menino é o pai do homem"; "Feio, mas velho". E outras, bem conhecidas.

Como o conservador se coloca diante de reformas? O princípio central é: somente podemos conservar reformando.

Os construtores do Império; Ideais e lutas do Partido Conservador - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto