Santos Dumont e a conquista do ar

II - O prêmio Archdeacon seria concedido àquele que realizasse integralmente o problema do voo

Há um ponto de importância capital, para esclarecer definitivamente que Santos Dumont, com os seus voos de Bagatelle, realizou, pela primeira vez, o que se chama um voo com o mais pesado que o ar. E a prova temo-la na instituição do prêmio Archdeacon, que Santos Dumont venceu, preenchendo aquelas condições e ultrapassando mesmo um de seus itens, como o que estabelecia a distância que o aeroplano poderia percorrer.

Que significação, para as descobertas aeronáuticas, possuía a instituição do prêmio Archdeacon? Que representava ele para o surgimento da aviação? Podemos responder que ele significava o que, nos primeiros tempos da aviação, se entendia por voo. E vamos ver que ele considerava voo com uma máquina mais pesada que o ar o do aparelho que, com essa característica, conseguisse elevar-se do solo pelos próprios meios de propulsão que dispusesse. A máquina voadora deveria ter energia bastante para desprender-se da terra e conseguir ganhar as alturas pelos seus próprios meios. Esse, o conceito de voo, expresso pelo primeiro prêmio de aviação do mundo, que iria ser controlado por uma comissão de aviação do Aero Clube de França:

"Les règlements du prix (Archdeacon) imposaient au lauréat la condition de quiter le sol par la seule puissance des moyens de propulsion dont il disposait"(1) Nota do Autor.

Santos Dumont e a conquista do ar - Página 325 - Thumb Visualização
Formato
Texto