Santos Dumont e a conquista do ar

Essa condição, que foi realizada por Santos Dumont em 1906, os Wright não a atingiram, mesmo em 1908, quando foram voar na França. E essa condição que o prêmio exigia era uma das razões diferenciais entre as duas escolas: a francesa e a norte-americana. Os Wright, mesmo em 1908, possuíam um sistema de se elevar aos ares que denunciava o ponto fraco de sua escola, porque necessitavam de uma energia ou de uma força estranha ao aeroplano para projetá-lo no ar. Não era o próprio aparelho, pelos seus próprios meios, quem se elevava e sim o vento ou o peso de uma catapulta, como já vimos, quem realizava a ascensão. Assim, eles só conseguiram realizar duas partes do problema, como acentuou muito bem o Sr. Ivo Borges, ao situar as suas realizações no seu devido lugar:

"Otto Lilienthal resolveu o problema do planador; fazia do peso do seu corpo a força que permitia o deslocamento descendente no ar, utilizando-se de uma elevação, para o lançamento. Apesar de tudo, Lilienthal não é tido como o solucionador do problema. Os irmãos Wright, adiantaram-se mais ainda que Lilienthal. A introdução do motor, permitiu aos irmãos Wright, para o deslocamento no ar, substituir a gravidade por força própria, permitindo maior duração do voo, como também deslocamentos ascendentes. Entretanto, continuaram a utilizar-se de meios estranhos ao aparelho para a decolagem. Na realidade, os irmãos Wright resolveram duas das três condições do problema: o deslocamento e o pouso. O biplano dos irmãos Wright não tinha rodas e pousava como pousam atualmente os planadores"(1) Nota do Autor.

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