"Não me ocorre nada que seja assaz fixo nesse mundo: talvez a lua, talvez as pirâmides do Egito, talvez a finada dieta germânica." (Memórias póstumas de Brás Cubas, cap. IV).
"Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te." (Memórias póstumas de Brás Cubas, Cap. II).
"Na sociedade, como a criaram, as peças têm de ficar onde estão, bispo é bispo, cavalo é cavalo." (Bolas de estalo, 30 de novembro de 1885).
"O fato é que aos quatorze anos Capitu não acha mais graça em pular de corda, já começou a ensaiar o grande salto social, brinquedo muito sério. Pádua é vizinho de D. Glória. Mas entre uma casa e outra, medeia uma distância enorme, e o pulo de Capitu exige um treino rigoroso. ... Respeitadas as proporções, Capitu também empreendeu a conquista das Gálias com as armas femininas de que dispõe nessa luta surda entre a ambição e os preconceitos sociais." (Augusto Meyer - Machado de Assis. Rio, Livraria São José, 1958, pág. 145).
As citações de Machado de Assis são da Obra Completa, Editora José Aguilar Ltda., Rio de Janeiro, 1959. O número romano indica o volume e o arábico a página. As citações das obras não reunidas na Obra Completa indicam, em parêntese, a fonte, com a menção dos livros organizados por R. Magalhães Jr. e editadas pelas Edições de Ouro, na coleção Clássicos Brasileiros.