Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio

MACHADO DE ASSIS:

A Pirâmide e o Trapézio


Raymundo Faoro, gaúcho de Vacaria, onde nasceu a 27 de abril de 1925, autor consagrado de Os Donos do Poder (1948; 2ª edição, 1974), dá-nos com Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio uma nova visão da obra do grande romancista. Através dos romances e dos contos, isto é, dos personagens criados pelo 'bruxo de Cosme Velho', tal como o chamava Augusto Meyer, o ensaísta analisa em profundidade todo o mundo de ficção que é, na verdade, o próprio mundo social do Segundo Reinado.

Esse livro, sem dúvida do maior interesse do ponto de vista histórico e sociológico, nas suas componentes econômicas e literárias, aparece juntamente com a 2ª edição de Os Donos do Poder, estudo sobre a formação do patronato brasileiro, e que vem sendo objeto da atenção de todos quantos se dedicam a pesquisas desse gênero no Brasil e no estrangeiro, citado obrigatoriamente nos trabalhos mais importantes publicados de 1958 para cá. Os Donos do Poder obteve o Prêmio José Veríssimo, da Academia Brasileira de Letras, com parecer de Barbosa Lima Sobrinho, o primeiro a reconhecer o valor da contribuição de Faoro à sociologia histórica brasileira. Por outro lado, Gilberto Freyre considerou-o "uma das estreias mais brilhantes que se têm verificado nos últimos anos no campo da sociologia da história, isto é, da história brasileira, desdobrada em sociologia da política: especificamente, da política brasileira".

Sociólogo, historiador, cientista político, jurista, em suma escritor e ensaísta de grande mérito, Raymundo Faoro exerce as funções de procurador do Estado da Guanabara e a vice-presidência do Conselho Federal de Cultura. Representa o Rio Grande do Sul no Conselho Federal da Ordem dos Advogados.

Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio é livro que se coloca na mesma altitude de Os Donos do Poder, pela seriedade e inteligência com que foi concebido, e figurará por certo entre os maiores lançamentos do ano de 1974.

Na sua política de colaborar com a editoração privada, o PROLIVRO da Guanabara recomendou a publicação por esta editora de Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio, depois de ouvir o Conselho que tem como presidente o professor Carlos Chagas Filho e

Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio - Página 2 - Thumb Visualização
Formato
Texto