Alberto Sales, ideólogo da República

CRONOLOGIA DE ALBERTO SALES

1857 - 24 de outubro, nasce na cidade de Campinas, filho de Francisco de Paula Sales e Ana Cândida Ferraz Campos, recebendo o nome de João Alberto.

1875 - Segue para os Estados Unidos onde vai estudar engenharia no Rensselaer Polytechnic Institute, de Troy, Nova York. Inicia-se como jornalista, publicando em A Província de São Paulo quatro "correspondências" sobre acontecimentos estadunidenses.

1876 - Abandona o curso de engenharia e retorna a São Paulo, ingressando na Faculdade de Direito.

1877-1879 - Colabora com grande assiduidade em A Província de São Paulo e na Gazeta de Campinas.

1880 - Assume a direção do órgão acadêmico O Federalista, francamente republicano.

1881 - Passa a exercer o cargo de redator-chefe do órgão acadêmico A República.

1882 - Cola grau como bacharel em Direito no dia 15 de novembro. Publica, ainda na qualidade de estudante, Política republicana, impressa com o produto de uma subscrição que a Comissão Permanente do Partido Republicano Paulista fez correr entre os correligionários. Em Campinas participa, como um dos oradores, do memorável banquete promovido pelos republicanos locais.

1883 - Fixa residência em Campinas, onde se casa com Joana de Morais Sales, sua parenta, exercendo a profissão de advogado e integrando o corpo de redatores da Gazeta de Campinas.

1884 - Transfere sua banca de advogado e residência para Piraçununga, onde permanece, porém, pouco tempo. Muda-se para São Paulo, entrando para a redação de A Província de São Paulo na qualidade de redator e coproprietário.

1885 - Polemiza com Júlio Ribeiro pelas colunas da Província com os pseudônimos de "Diderot" e "Demócrito", reunindo, depois, os artigos no livro Cartas a Júlio Ribeiro, editado nesse mesmo ano. Publica, ainda, Catecismo republicano, numa edição de dez mil exemplares, distribuídos gratuitamente pelo PRP, e Ensaio sobre a moderna concepção do Direito.

Alberto Sales, ideólogo da República - Página 10 - Thumb Visualização
Formato
Texto