Alberto Sales, ideólogo da República

Agradecimentos

O presente ensaio foi redigido - assim como pesquisados seus dados - entre outubro de 1962 e outubro de 1963, com amplas intermitências motivadas por tarefas mais urgentes ou inadiáveis. Nem por isso é obra apressada, pois, tendo por tema a vida e o pensamento de uma das figuras mais representativas da filosofia praticada no Brasil (e, no entanto, quase que absolutamente desconhecida), reflete este ensaio, em última instância, a meditação que o autor vem fazendo muito antes de 1950, quando então publicou sua A filosofia no Brasil.

Como todo trabalho científico, ou que intenta sê-lo, este também não é apenas o resultado do esforço isolado de uma pessoa. Ao contrário, desde as primeiras manifestações do projeto de investigação - sugerido pelo professor Miguel Reale foi o empenho de muitos que possibilitou a sua realização. Por isso é um dever de gratidão mencionar os nomes daqueles que ajudaram o autor de algum modo, aparecendo em primeiro lugar o professor Miguel Reale, a quem é devido o despertar do autor pela figura humana e pela obra de Alberto Sales. Mais que a ninguém, ao eminente mestre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo se deve o presente ensaio.

A subvenção, quase simbólica mas incentivadora, que permitiu ao autor viajar para a coleta dos dados e enfrentar as despesas próprias de uma investigação como esta, é devida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Na etapa da obtenção de elementos foi decisiva a colaboração, entusiasta e generosa, prestada pelo Dr. João Penido Monteiro Sales, que franqueou o arquivo e a biblioteca de seu ilustre pai, sobrinho de Alberto Sales, o mesmo acontecendo com o Dr. A. C. de Sales Júnior. Também merecem ser lembrados o Dr. Roberto Moreira, genro de Alberto Sales, o Dr.

Alberto Sales, ideólogo da República - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto