seu último livro procurou formular uma "ciência da educação" capaz de obviar o obscurantismo e a crassa ignorância em que estava mergulhado o país.
a) Spencerismo pedagógico. - A meditação e o estudo dos problemas educacionais em Alberto Sales são inspirados na pedagogia de Spencer, para quem o fim dessa disciplina é preparar-nos para uma vida completa. Esta preparação para a vida consiste, em primeiro lugar, na aquisição do saber mais adequado ao desenvolvimento da vida individual e social e, depois, no desenvolvimento da capacidade de utilizar esse saber. Ora, os conhecimentos que ajudam mais diretamente à conservação da vida, consoante a pedagogia spenceriana, são os facilitados pela fisiologia, pela higiene, pela física e pela química, às quais cabe, portanto, o primeiro lugar no ensino. Imediatamente em seguida vêm as ciências e as artes que servem de modo indireto à vida, facilitando alimentos, vestidos, habitações; a terceira ordem de importância é o saber encaminhando à educação da prole; a quarta é a referente a formar o cidadão; finalmente, a última é o saber literário e artístico, que compreende também as línguas e literaturas estrangeiras, que, como ocupa somente os ócios da vida, deveria ocupar apenas os ócios da educação"(190). Nota do Autor
Este pragmatismo pedagógico é adotado por Alberto Sales, de modo especial na polêmica com Júlio Ribeiro a propósito da educação clássica, ao perguntar: não é ela que "tem envenenado e que ainda continua a envenenar a França", como exclama um dos mais eminentes publicistas daquele país? Não é ela que rouba inutilmente o tempo à mocidade, esterilizando a sua inteligência, "quando tantos objetos maravilhosos e úteis solicitam nossa curiosidade e reclamam o esforço de nossa inteligência, quando todos os povos nos abrem os seus anais, quando a vida do passado e a vida do presente desdobram-se a nossos olhos debaixo de tantas formas, quando a natureza levanta um a um todos os seus véus diante das investigações da ciência", como diz Legouvé? Não é ela ainda que se transforma em uma fonte de perigos para o espírito e para o senso moral da nação, educando a mocidade de um país"