"inteiro, como diz Michel Bréal, na preocupação exclusiva da forma?"(191) Nota do Autor Essa ojeriza ao grego e ao latim era compartida no Chile por Lastárria, que combatia o ensino clássico, encaminhado para conservar as ideias e o espírito da antiguidade greco-latina, "sem dar noção alguma da sociedade nova, nem ensinar sua teoria, com o que somente prepara homens sem espírito prático"(192). Nota do Autor
Daí Alberto Sales, na linha de Spencer, formular sua "ciência da educação" à base "não só da evolução natural da escola, como parte integrante da estrutura política geral e, como tal, um dos órgãos mais importantes da nacionalidade, mas ainda da maneira pela qual deverá ser organizado o ensino, que é a sua função, para que venha a produzir com o tempo, no seio de cada povo, a formação de uma constituição mental média, base psicológica indispensável da consciência nacional"(193). Nota do Autor Isto porque, sendo a estrutura política geral um produto direto e imediato da luta pela existência, cabe à escola relevante papel: "Quando a luta se trava exclusivamente no terreno biológico, em que imperam desenfreados os nossos mais grosseiros instintos, certamente que não pode a função educativa encontrar um órgão apropriado para exercê-la. Quando a luta se empenha, porém, no terreno econômico e político e que se inicia a fase das conquistas, essa função se destaca e se salienta, ao mesmo tempo que surge a escola como o seu órgão particular e normal. Quando a luta, finalmente, se trava no terreno intelectual, adquire a função educativa um desenvolvimento extraordinário, absorve uma parte cada vez maior da atividade social, ao mesmo tempo que assume o aparelho escolar proporções enormes e colossais. Nas sociedades pertencentes ao tipo militante, em que a luta se desdobra no terreno econômico e político, a educação é mais física do que intelectual e moral; porque o seu único objetivo é apenas preparar o atleta e o soldado. Nas sociedades pertencentes ao tipo industrial, em que se inaugura o regime da paz e da ordem, a educação se torna mais intelectual e moral; porque o seu objetivo é preparar o operário e o artífice, o profissional e o artista, órgãos"