"mais o viu - e mal se sabe que ele ainda existe, reduzido a dois homens admiráveis, que falam às vezes, mas que se não ouvem, de tão longe lhes vem a voz, tão longe eles ficaram no território ideal de uma utopia, no dualismo da positividade e do sonho"(5). Nota do Autor
Mas não era apenas a Religião da Humanidade e seu sectarismo no Brasil que impediram a total adesão de Alberto Sales aos ideais positivistas. O principal elemento inibidor foi, sem dúvida, a tendência totalitária e ditatorial do comtismo político. Nesse sentido, o pensador paulista reproduziu entre nós o que ocorria com outros pensadores hispano-americanos empolgados pelo "espírito positivo" mas distantes do "positivismo". A esse propósito, informa Abelardo Villegas: "No Chile, contrariando a corrente ortodoxa apresentada pelos irmãos Juán Enrique, Jorge e Luís Lagarrigue, opõe-se Valentín Letelier à ditadura postulada pela sociocracia comteana, concebida como elemento indispensável da ordem, e adere à ideia de uma estrutura social determinada pela metade de certo modo, mas na qual também intervém a liberdade humana. Em Cuba, a doutrina de Comte é repelida por Enrique José Varona, o qual não a acha congruente com as aspirações libertárias da ilha, o que não ocorre com as filosofias de Spencer e Mill. Por seu lado, também o peruano Manuel Gonzalez Prada repele o comtismo por achá-lo absurdamente dogmático"(6). Nota do Autor Esses pensadores - inclusive Alberto Sales - preferem Spencer e seu liberalismo em vez de Comte e seu ditatorismo, ocorrendo então um fenômeno peculiar à história das ideias no novo Mundo: o aproveitamento paradoxal das ideias importadas, que representam aqui um papel contrário àquele representado em seu país de origem.
Com efeito, e isto é bastante conhecido, o sistema de Comte assumira em França uma atitude crítica contra o liberalismo que tornara possível a Revolução, pois apontava dentro do liberalismo a função histórica de ter destruído a ordem medieval sem ser capaz de construir uma nova ordem. O progresso não poderia ser obtido por meio da liberdade anárquica,