6. A pátria paulista, Campinas, Typ. a vapor da Gazeta de Campinas, 1887 - 300 páginas.
7. Estudo científico sobre disciplina e organização partidária, Campinas, Typ. a vapor da Gazeta de Campinas, 1888 - 27 páginas.
(A página de rosto informa: "Conferência feita pelo Dr. Alberto Sales na noite de 8 de janeiro de 1888 no Clube Republicano").
8. Ciência política, São Paulo, Teixeira & Irmão - Editores - Proprietários, 1891 - 299 páginas.
(Este livro foi impresso no Porto, sendo por isso o de melhor apresentação e revisão tipográficas).
9. O ensino público, São Paulo, Typ. Espíndola, Siqueira & Cia., 1901 - 61 páginas.
(A página de rosto informa: "Discurso proferido pelo Dr. Alberto Sales na sessão solene de distribuição dos diplomas aos professorandos da Escola Complementar anexa à Normal". Esse opúsculo teve uma segunda edição - São Paulo, Empreza Graphica Limitada, 1929, 51 páginas - por iniciativa do Dr. Dagoberto Sales, e que foi o texto utilizado no presente ensaio).
10. "O governo popular", in Revista do Brasil, vol. XVIII, setembro-dezembro de 1921, ano VI, nº 72, páginas 330-348.
(A direção da revista - provavelmente Monteiro Lobato - precede este trabalho com a seguinte nota: "Alberto Sales, na Propaganda e na República, foi uma das figuras de grande realce intelectual. Jurista e homem de letras, desdobrava-se-lhe a personalidade no pedagogista e no homem de princípios e de caráter. Valeu-lhe esta feição a grande notoriedade que, em certo momento, cercou o seu nome. Presidente da República o seu irmão Campos Sales, publicou no Estado de S. Paulo o Balanço Político, peça de desassombrada análise do falseamento do regime, que marcou época na evolução das ideias no Brasil. Foi, decerto, o último grande êxito do jornalismo doutrinário em nosso pais").
11. Balanço Político, São Paulo(?).
(Tratar-se-ia de uma publicação, por iniciativa do Dr. Dagoberto Sales, do famoso artigo publicado em O Estado de S. Paulo na primeira página da edição do dia 18 de julho de 1901. Essa publicação em folheto foi referida ao autor do presente ensaio pelo Dr. João Penido Monteiro Sales, não tendo sido possível, porém, encontrar-se um único exemplar. Não haveria confusão com a 2ª edição de O ensino público?).