Alberto Sales, ideólogo da República

B) Trabalhos em obras coletivas:

1. "Saudação à imprensa", in Discursos do Banquete Republicano no Teatro São Carlos, Campinas, 1882.

(Trata-se de uma coletânea das orações proferidas a 5 de janeiro de 1882 na famosa concentração republicana, sobre a qual a Gazeta de Campinas deu a mais ampla cobertura jornalística e à qual se reporta Leopoldo Amaral. Contudo, não foi possível encontrar-se, nem em Campinas, um único exemplar dessa coletânea).

2. Extrato e resumo de suas conferências, in Conferências feitas no Clube Republicano em Campinas instalado a 14 de julho de 1886, Campinas, Typ. a vapor da Gazeta de Campinas, 1886.

(A primeira conferência de Alberto Sales foi proferida a 12 de setembro de 1886 e seu extrato figura entre as páginas 7 e 11, e a segunda, no dia 26 do mesmo, figurando seu resumo entre as páginas 18 e 24).

3. Alberto Sarmento, Os crimes célebres de São Paulo: histórico e julgamento dos crimes mais importantes ocorridos nesta província nos últimos tempos, acompanhados de considerações jurídicas pelo Sr. Dr. Alberto Sales, Campinas, Typ. a vapor do Diário de Campinas, 1886.

C) Colaboração jornalística:

"Correspondência. Troy. N. Y. 20 de junho de 1875".

(Publicada em A Província de São Paulo na edição de 5 de setembro de 1875. É o primeiro trabalho de Alberto Sales, não assinado porém, e cuja identificação foi feita pela própria direção da Província ao informar, no mesmo dia da inserção: "Publicamos hoje uma correspondência que nos foi enviada dos Estados Unidos pelo Sr. Alberto Sales").

"Correspondência".

(Publicada em A Província na edição de 3 de outubro de 1875 e onde, a propósito do catolicismo nos Estados Unidos, afirma o jovem correspondente: "Roma, esse cadáver colosso", "Roma, essa serpente moribunda". A correspondência desta vez é assinada: João Alberto de Sales).

"Correspondência. Troy, 23 de setembro de 1875".

(Publicada em A Província na edição de 31 de outubro de 1875 onde, com agudo espírito jornalístico, trata, entre outros assuntos,

Alberto Sales, ideólogo da República - Página 173 - Thumb Visualização
Formato
Texto