Alberto Sales, ideólogo da República

nome de uma suposta autenticidade nacional. Em verdade, as conotações ideológicas do positivismo coincidiam com os ideais que haviam inspirado o surgimento dos países da América como nações.

Com efeito, as preocupações político-sociais se acham onipresentes na obra intelectual dos latino-americanos: o tema central de seus escritos é justamente a sociedade concreta, histórica, que estão vivendo e que se sentem chamados a transformar. Na América Latina - diz R. Crawford(1) - Nota do Autor toda filosofia é filosofia social. Trata-se de uma filosofia, consoante as palavras de Korn(2), Nota do Autor vinculada a tudo o que há de mais positivo, de mais real, de mais prático na vida, filosofia penetrada das necessidades sociais, Morais e intelectuais. Toda a história das ideias desse período parece girar em torno - como o faz Leopoldo Zea(3) - Nota do Autor - dos problemas formulados pela história social dos países latino-americanos, pela realidade contemporânea que deviam enfrentar e modificar, e pela visão do futuro que desejavam e que percebiam como dependente dessa história, desse presente e de sua própria capacidade para modificá-lo.

O traço característico da sociologia latino-americana - conhecer a realidade para transformá-la - que parece traduzir o "saber para prever" de Augusto Comte, ocorre porém na América Latina mesmo antes da introdução do positivismo, constituindo, sem dúvida, um elemento de grande importância para a rápida introdução do ideário comtista, o que se dá na segunda metade do século XIX. Além desse, perfilam outros dois traços, também característicos:

a) O primeiro, é que não se trata de escritos classificáveis claramente como científicos, históricos, políticos ou filosóficos. O vocábulo "pensamento", como já foi observado duma feita, encerra uma significação bastante peculiar e própria à história das ideias na América Latina, um sentido talvez próximo aos dos philosophes do século XVIII. José Gaos(4) Nota do Autor definiu-a como um pensamento que "forma parte da vida" e cujo objeto

Alberto Sales, ideólogo da República - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto