Alberto Sales, ideólogo da República

está constituído por problemas vinculados a circunstâncias de lugar e tempo imediatas e, portanto, de resolução urgente; mas com uma peculiaridade: apesar de ser este seu objeto, a forma em que ele é tratado assume "os métodos e o estilo da filosofia ou da ciência".

b) O outro traço que caracteriza esta produção intelectual é a ênfase literária; em geral, estes pensadores foram também excelentes literatos e não era infrequente que entre eles se contassem poetas (por exemplo, no primeiro caso Euclides da Cunha e, no segundo, Tobias Barreto). A importância concedida às palavras, à beleza do estilo, à capacidade de exprimir ideias originais em forma e conteúdo, tendia, naturalmente, a condicionar também o caráter das análises sociais que constituíam o objeto de seus trabalhos (por exemplo, Rui Barbosa). Todavia, as exigências estéticas jamais prejudicaram a força, exatidão e veracidade das análises da realidade social (como ocorreu mais tarde, especialmente no "expressionismo sociológico" de Gilberto Freyre, por exemplo), permanecendo em alguns casos como modelos em seu gênero (por exemplo, Sílvio Romero).

As circunstâncias sociais e o clima intelectual que condicionaria o positivismo sociológico latino-americano, em seu aspecto geral, foram expostos por Leopoldo Zea com grande acuidade, e que podem ser resumidos assim: os escóis que se incumbiram da tarefa libertadora no início do século XIX atuaram sob o duplo impacto das profundas mudanças que estavam ocorrendo na Europa e das novas correntes de ideias que já, desde o século anterior, haviam estado penetrando nos países coloniais da América Latina. Sob a influência da Encyclopédie e das ideias iluministas, os revolucionários intentaram transformar em modernos Estados as antigas colônias (a Inconfidência Mineira, por exemplo). Contudo, a realidade era outra, seguindo-se ao período das revoluções independencistas anos de anarquia e de ditaduras (por exemplo, as rebeliões durante o período regencial, no Brasil). A atitude que origina o chamado "realismo social" - isto é, a intenção dirigida para o conhecimento e a transformação de uma realidade concreta, histórica - surge precisamente desse desencanto, da consciência de que o fracasso se deve ao divórcio entre os sonhos do ingênuo racionalismo dos fundadores e uma realidade social inadequada para a realização desses ideais, uma

Alberto Sales, ideólogo da República - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto