realidade social que aqueles desconheciam por completo. A tarefa que assumiu a geração seguinte, a que originou o positivismo sociológico de orientação "realista", será justamente a de promover tal conhecimento. Fa-lo-á com o aparato conceitual que entrementes lhe proporcionavam as correntes intelectuais que na Europa haviam sucedido ao iluminismo. A este respeito se descobre um conjunto de influências intelectuais imediatas e mediatas: desde o sansimonismo até os tradicionalistas, desde Herder a Hegel e Savigny, os ecléticos franceses e a escola do "senso comum". De todas e cada uma destas correntes de ideias retirarão os "pensadores" latino-americanos seus instrumentos conceituais para aplicá-los à realidade de seus próprios países: "as armas para combater o ingênuo utopismo em que haviam caído os ilustrados", a ideia fundamental para o desenvolvimento de uma atividade científica - de que a sociedade é um dado, não redutível ao conjunto dos indivíduos que a integram nem a suas vontades; o sentido da continuidade histórica e da exigência de fidelidade às circunstâncias de lugar e de tempo, a noção de uma individualidade própria de cada país e, por fim, a clara exigência de fundar-se sobre uma ciência do social como instrumento de conhecimento e de transformação(5). Nota do Autor
Naturalmente, esta atitude era bastante favorável à incorporação do positivismo. E mais: mesmo quando não se houvesse contado com tal antecedente no campo das ideias, as circunstâncias históricas das sociedades americanas representavam por si sós suficiente incentivo para a adoção de uma doutrina que correspondia, de maneira admirável, às necessidades da época e às de seus escóis. Francisco Romero fala de um "positivismo ambiental", que "parte da sociedade como produto espontâneo e vivo", um "positivismo em ação", expressão de uma época construtiva, precisamente da época em que as repúblicas americanas - e a monarquia brasileira - "se achavam na urgência de constituir as bases efetivas e concretas da convivência e na necessidade de organizar a exploração de seus recursos naturais, de maneira que a projeção do interesse coletivo para o social, o político e o econômico coincidia com o espírito do movimento positivista"(6). Nota do Autor