Alberto Sales que melhor pode ser captado o humano brasileiro de sua época, por sua exemplaridade, já que adquire seu pleno perfil na medida em que contrasta com os outros tipos e as outras mundividências que o circundam, e enquanto se identifica com os valores e anseios geracionais. Daí a presente abordagem procurar atingir uma interpretação do sentido da "ilustração brasileira" mediante a descrição e análise de um ideário, historicamente condicionado, e captar a essência que se aloja numa existência.
3. Naturalmente, a vida e a obra de Alberto Sales podem ser inseridas naquela constelação de "utópicos" ou de "marginais" de que fala Oliveira Viana, tendo por base o famoso apotegma de Joaquim Nabuco, para quem a "política silogística" consistia em "uma pura arte de construção no vácuo: a base são as teses - e não os fatos; o material, ideias - e não homens; a situação, o mundo - e não o país; os habitantes, as gerações futuras - e não as atuais"(10). Nota do Autor
Essa frase de Joaquim Nabuco servirá de mote e de exergo a Oliveira Viana, primeiro para caracterizar o "idealismo utópico" de nossos escóis pensantes e, depois, para definir o "marginalismo" desses mesmos escóis. Em 1921, afirmava: "No Brasil cultura significa expatriação intelectual"(11), Nota do Autor enquanto em 1922 define idealismo utópico "todo e qualquer sistema doutrinário, todo e qualquer conjunto de aspirações políticas em íntimo desacordo com as condições reais e orgânicas da sociedade que pretende reger e dirigir"(12). Nota do Autor Para este estudioso, o centro de politização e redistribuição do idealismo político estava nas "academias superiores" (Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo), na "maçonaria", com sua poderosa organização secreta, nas "sociedades" políticas, de tamanha influência no Primeiro Império e no período regencial, nos vários "clubes" de propaganda política (como o Clube Liberal de 1868 e o Clube Republicano de 1871, este desdobrando-se em outros, pequenos, espalhados por todo o país) e na alta imprensa política, "naquela época essencialmente doutrinária"(13). Nota do Autor