Medicina rústica

NOTA DOS EDITORES

Quisemos que o tricentésimo volume da "Brasiliana" fosse uma edição representativa da fidelidade ao espírito que a inspirou. Esta coleção foi fundada para melhor conhecimento do Brasil, e tem cumprido a sua função de divulgar os vários aspectos da nossa terra.

Este volume, que representa um marco dessa caminhada, devia ser uma prova de que não foi perdida de vista a ideia inicial. Por isso, uma comissão especializada, em dois anos sucessivos, selecionou entre vários trabalhos apresentados, algum que fosse não somente uma demonstração de cultura, mas ainda que representasse esforço científico de estudo e compreensão da terra.

Pode-se concordar ou discordar de alguns pontos de vista do Sr. Alceu Maynard Araújo, mas o que desde as primeiras páginas nos empolga é a seriedade e a tenacidade com que ele pesquisou a fundo o setor que se propôs a analisar. Com algumas amostras desse tipo estaremos habilitados a elaborar um retrato autêntico do país, e não resultado dos devaneios de improvisadores.

É, pois, uma contribuição honesta que traz a coleção "Brasiliana" aos estudos brasileiros. Não pode haver mais satisfação para uma empresa do que a de não haver

Medicina rústica - Página 6 - Thumb Visualização
Formato
Texto