APRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO
Esta é a terceira edição de A Pesquisa Histórica no Brasil. A primeira foi publicada em 1952 e, a segunda, em 1969. Trata-se de importante obra de referência, que completa a Teoria da História do Brasil, do mesmo autor, constante também desta coleção. José Honório Rodrigues distingue-se na bibliografia brasileira por ser quem mais se dedicou ao assunto: além de livros, são-lhe devidos inúmeros prefácios, catálogos, índices, guias, que ajudam quem deseja aprofundar-se no estudo da História do Brasil. Tais escritos se impõem pela pesquisa séria e quanto possível completa, afirmando-se pela erudição.
Incansável trabalhador, José Honório Rodrigues está sempre preocupado em atualizar o que escreve. Assim, esta edição apresenta adições relativamente à segunda, como a segunda foi bem maior do que a primeira. Tem-se aqui a conceituação da pesquisa, em capítulo teórico, seguido de uma evolução da pesquisa brasileira, atendo-se sobretudo ao trabalho público, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e dos Institutos estaduais, bem como das missões realizadas no país e no exterior por iniciativa oficial, com a especificação do que foi feito em cada uma delas. Segue-se o estudo dos instrumentos do trabalho histórico e das fontes da História Moderna e Contemporânea; depois, é a parte dos Arquivos e Bibliotecas, existentes no país e no exterior, notadamente em Portugal, com análise de arquivos soviéticos e japoneses; esboça-se um projeto de Instituto Nacional de Pesquisa Histórica. A obra apresenta ainda apêndice com alguns documentos e guias para encaminhamento do estudioso.
Trata-se de inestimável ajuda para quantos desejam informação sobre a pesquisa histórica no Brasil, orientando ainda os interessados para novas perspectivas. O trabalho é notável, pela erudição de José Honório Rodrigues, que conhece como ninguém os arquivos brasileiros e alguns dos mais importantes da Europa e dos Estados Unidos.