A pesquisa histórica no Brasil

4.5. França

Catalogue des Manuscrits Portugais de la Bibliothèque Nationale, Paris, Bibliothèque Nationale, 1892.

Waldo Leland, Guide to materials for American history in the libraries and archives of Paris, vol. I, Libraries, Washington, Carnegie Institution, 1932.

4.6. Alemanha

Na Alemanha, há varios centros de estudos latino-americanos, em menor extensão que nos Estados Unidos, e quase tanto quanto na Grã-Bretanha. O mais importante é o Instituto Ibero-Americano (Ibero-Amerikanische Institut), em Berlim, Lankwitz, com cerca de 25 mil volumes sobre o Brasil e publicações de antes e após-guerra, de Câmaras de Comércio e Bancos, e um arquivo de recortes de jornais desde 1930. A Fundação Volkswagen tem fornecido recursos à Universidade de Münster (Dortmund), para estudos hispano-americanos; na Universidade de Colônia, a cadeira de história ibero-americana de Richard Konetzke (15 mil volumes), com a colaboração do professor Hermann Kallenbenz, publica o Anuário (Jahrbuch) a que já nos referimos; e a biblioteca do Instituto para a Economia Mundial (Bibliothek des Instituts für Weltwirtschaft), em Kiel, possui também grande coleção de livros (870 mil vols.) e arquivo de recortes de jornais.

Alfonso Hincker, Os manuscritos portugueses na Biblioteca Nacional de Munique. Contribuição bibliográfica, O Instituto, 1901.

Antônio H. de Oliveira Marques, "O Fundo de História de Portugal da Biblioteca Ibero-Americana de Berlim", Resumo da Comunicação in ACILB-III, vol. nº 359.

A pesquisa histórica no Brasil - Página 241 - Thumb Visualização
Formato
Texto