ANEXO 3
DOCUMENTOS EXISTENTES NO ARQUIVO DO VISCONDE DO URUGUAI(*) Nota do Autor
1. Certidões de registro de nascimento, batismo, exames e curso na Universidade de Coimbra e Escola de São Paulo.
2. Cartas de seus pais do Maranhão, de 1823 a 1839.
3. Cartas recebidas quando estudante e presidente da província do Rio de Janeiro; entre outras de José Bonifácio, Antônio Carlos, Evaristo, Feijó, barão do Rio Verde, etc.
4. Correspondência recebida e minutas de respostas: D. Pedro II, marquês de Sapucaí, marquês do Paraná, viscondes de Itaboraí e Sepetiba, marquês de São Vicente (cartas e memórias sobre limites), etc., de 1840 a 1848.
5. Cartas, memórias, notas, bilhetes e lembranças, com minutas do próprio punho de Uruguai, referentes ao rio da Prata, de D. Pedro II, Rodrigo de Sousa da Silva Pontes, marquês do Paraná (também instruções), barão da Ponte Ribeiro (memórias manuscritas), Andrés Lamas (cartas e memórias), Manuel Herrera y Obes, barão de Maná, visconde de Porto Seguro (memórias) e de muitas outras personagens da época. Cartas ao seu filho mais velho, Paulino.
6. Documentação completa sobre a Missão a Paris, de 1855 a 1856, relativa ao Oiapoque, com a correspondência com os viscondes de Abaeté e Rio Branco, e com o barão His de Butenval, o conde Colonna de Walewski, de Mofras, G. de Saint-Hilaire, Ferdinand Denis e muitos outros. Há documentos originais do século XVI (D. Sebastião, de 1572) e século XVIII, e autenticados das negociações que antecederam aos Tratados Provisional de 4 de março de 1700, de Aliança, de 18 de junho de 1701, e de Utrecht, de 11 de abril de 1713. Inúmeras notas de pesquisas feitas pelo próprio visconde do Uruguai.
7. Documentos referentes às negociações com a Argentina e o Uruguai, de 1857 a 1859, com a correspondência (notas argentinas) de D. Luís de la Peña. D. Andrés Lamas e visconde do Rio Branco e Maranguape.
8. Correspondência até 1866, com várias personagens nacionais e estrangeiras.
9. Diplomas de sócios de várias academias e sociedades nacionais e estrangeiras (um dos diplomas tem a vinheta assinada: Debret).
10. Atas das eleições, desde deputado provincial até senador, com as comissões e os avisos manuscritos e impressos.