Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade

de um grande monograma do Senhor. A parte frontal superior apresenta esta frase: "os filhos de Deus contornam o altar como rebentos de oliveira". E, realmente, assim o é. O altar pode ser contornado pelos inúmeros fiéis que lá vão.

Não menos que os murais, impressionam os trabalhos de escultura e arquitetura, cujos maiores exemplos, no templo, encontramos nas lâmpadas votivas e na pia batismal. A maciça grandeza das lâmpadas votivas, que são duas, uma "Ai Martiri" e outra "Agli Eroi", em contraste com a humildade da chamazinha que arde em seu interior e põe reflexos frágeis na lisura das paredes de mármore, forma um conjunto que, de tão simples, se torna comovente. O batistério, por sua vez, a fim de ser destacado das capelas, tem a suntuosidade realçada pelo revestimento de travertino romano lustroso, apresentando em sua face frontal três esculturas representativas de Adão e Eva no ato de cometer o pecado e outras que lembram a deposição de Cristo no Sepulcro e a sua ressurreição.

A fonte é um bloco de pórfido, com um metro de altura, de forma semicircular. A capela do Santíssimo Sacramento constitui um outro conjunto soberbo. O Tabernáculo é de mármore vermelho de Minas Gerais. Os travessos do forro e os genuflexórios são de jacarandá da Bahia e de São Paulo.

As impressões transmitidas pela igreja de Nossa Senhora da Paz não podem ser registradas pelo papel, apesar da velhice da imagem. É inútil transformá-las em vocábulos para retransmitir as emoções que nos causa o templo. Emendabili, Pennacchi, Pettini e Favero acertaram artística e religiosamente nessa obra tão original que é o templo de Nossa Senhora da Paz.

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Mas os padres carlistas não têm apenas a igreja para impressionar. Têm também uma obra de assistência social que já está dando os primeiros frutos apesar de muito nova. No dia em que os missionários de São Carlos Borromeu comemoravam

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