Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade

A igreja de Nossa Senhora da Paz apresenta-se, em suas linhas gerais, no estilo românico primitivo, encontradiço nos lugares evangelizados pelo espírito franciscano, segundo a explicação do padre Rimondi, repudiando "os ornatos inúteis e a monumentalidade vazia das formas". A área ocupada pelo edifício é de 1.500 metros quadrados, tendo o templo capacidade para acolher três mil fiéis. A fachada tem uma altura máxima de 20 metros e o forro, abobadado, apoiado sobre os arcos da nave, atinge a 15 metros do pavimento. A igreja de Nossa Senhora da Paz é a demonstração evidente de que o tradicional religioso pode colocar-se em pleno movimento modernista com vantagens para a fé, que é pura e simples como todo esse templo excepcional.

No interior da igreja a primeira impressão é a de uma grandeza esmagadora que nasce do humilde, pois jamais se poderia admitir tanta beleza em tanta simplicidade. Os murais de Fúlvio Pennacchi, inspirados no florentino da pré-renascença, são as verdades do Senhor: o Juízo Final, a Natividade da Virgem, o Cristo Crucificado, a Ceia de Emaús, o da Anunciação, o de São Carlos Borromeu, de São José, de Santa Catarina de Sena, de Santo Antônio, de São Francisco de Assis e outros. São cenas impressionantes fixadas nos muros interiores da igreja, "não só pela grandiosidade das figuras pintadas, que medem cada uma dois metros e meio, mas ainda pelo caráter um tanto primitivo do desenho".

Entram pelos olhos os componentes do altar-mor, desconcertante pela pureza, segundo a expressão do padre Consonni, onde existe uma forma em bloco, semelhante aos que nos primeiros templos do cristianismo se elevavam sobre os ossos dos mártires. Empregou-se em sua construção mármore travertino romano onizado. Tem quatro metros de comprimento por um metro de altura, em forma de túmulo. Dominando o conjunto ergue-se o Cristo pintado em seis metros de altura, crucificado, mas um Cristo quase feliz no seu realismo transfigurado.

A imagem da padroeira está ali, colocada sobre um pilar separado do altar, cuja frente se encontra ornamentada, apenas,

Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade  - Página 291 - Thumb Visualização
Formato
Texto