A igreja de Nossa Senhora da Paz apresenta-se, em suas linhas gerais, no estilo românico primitivo, encontradiço nos lugares evangelizados pelo espírito franciscano, segundo a explicação do padre Rimondi, repudiando "os ornatos inúteis e a monumentalidade vazia das formas". A área ocupada pelo edifício é de 1.500 metros quadrados, tendo o templo capacidade para acolher três mil fiéis. A fachada tem uma altura máxima de 20 metros e o forro, abobadado, apoiado sobre os arcos da nave, atinge a 15 metros do pavimento. A igreja de Nossa Senhora da Paz é a demonstração evidente de que o tradicional religioso pode colocar-se em pleno movimento modernista com vantagens para a fé, que é pura e simples como todo esse templo excepcional.
No interior da igreja a primeira impressão é a de uma grandeza esmagadora que nasce do humilde, pois jamais se poderia admitir tanta beleza em tanta simplicidade. Os murais de Fúlvio Pennacchi, inspirados no florentino da pré-renascença, são as verdades do Senhor: o Juízo Final, a Natividade da Virgem, o Cristo Crucificado, a Ceia de Emaús, o da Anunciação, o de São Carlos Borromeu, de São José, de Santa Catarina de Sena, de Santo Antônio, de São Francisco de Assis e outros. São cenas impressionantes fixadas nos muros interiores da igreja, "não só pela grandiosidade das figuras pintadas, que medem cada uma dois metros e meio, mas ainda pelo caráter um tanto primitivo do desenho".
Entram pelos olhos os componentes do altar-mor, desconcertante pela pureza, segundo a expressão do padre Consonni, onde existe uma forma em bloco, semelhante aos que nos primeiros templos do cristianismo se elevavam sobre os ossos dos mártires. Empregou-se em sua construção mármore travertino romano onizado. Tem quatro metros de comprimento por um metro de altura, em forma de túmulo. Dominando o conjunto ergue-se o Cristo pintado em seis metros de altura, crucificado, mas um Cristo quase feliz no seu realismo transfigurado.
A imagem da padroeira está ali, colocada sobre um pilar separado do altar, cuja frente se encontra ornamentada, apenas,