Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade

Mas, no que consiste a igreja do Cristo Operário? No conjunto pintado e esculpido por vários artistas de São Paulo. Lá estão os murais de Alfredo Volpi, representando o Cristo Operário no altar-mor, tendo à sua direita uma cena da vida da Sagrada Família e, à esquerda, o mural de Santo Antônio pregando aos peixes. Bruno Giorgi esculpiu as imagens de São João Batista e de Nossa Senhora. Iolanda Mohali decorou o batistério, onde entrou também a colaboração da escultora Elisabeth Nobiling, que fez a pia batismal, os castiçais e as arandelas para as lâmpadas. Tão linda é a pia batismal que dá vontade de a gente ser batizada novamente.

Tatin fêz a lâmpada do Santíssimo Sacramento e a pia de água benta, e De Marchis trabalhou nas galhetas para a missa. Os murais do batistério representam a anunciação de Nossa Senhora, o Pecado Original e a Redenção pela Cruz de Cristo. E quatro são os vitrais, representando com os símbolos bíblicos de cada um os evangelistas Mateus, Lucas, João e Marcos. "Um espírito de síntese preside toda essa atmosfera viva - disse ainda aquele crítico de artes plásticas. - Não há buscas de determinações formais angustiadas, nenhuma tentação demagógica. Há em tudo um poder de sugestão capaz de convidar os espíritos para os deveres religiosos".

Tudo isso emoldurado pela igrejinha de paredes claras e de uma fisionomia tão acolhedora e doce que toca os mais empedernidos corações. Apesar de muito novinha, data de 1951, já se arraigou no coração dos homens, das mulheres e das crianças da vila Brasílio Machado. A Sagrada Família constitui o mural mais amado dos moradores da vila, porque é o trabalho que lá se encontra simbolizado, o trabalho dignificante e humano na sua pureza e na sua justiça. E a simplicidade do templo atinge no altar-mor seu ponto máximo. A face do Cristo, como sempre, é triste, mas os braços abertos são acolhedores e redimem os pecados. O pequeno crucifixo que lá se encontra veio da Bahia, terra de todos os santos e de muitas igrejas.

Na vila Brasílio Machado o reino do céu está entre os homens e entre os homens reina o Cristo Operário. A história de sua igreja é tão simples e humilde como a sua própria igreja.

Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade  - Página 305 - Thumb Visualização
Formato
Texto