Teoria da História do Brasil. Introdução metodológica - T2

de semelhante processo em época anterior à chegada dos europeus.

De qualquer forma, convém que se faça a distinção entre litógrafos, que correspondem às inscrições lapidares, e petrografias, que correspondem às pinturas em rochedos. Esses curiosos sinais são de três espécies: gravados, pintados e uma combinação de gravura e pintura, na superfície mais ou menos plana de rochedos horizontais, verticais, inclinados, e representam figuras diversas, mas geralmente similares. Existem espalhados por todo o continente.

O trabalho mais importante sobre as inscrições lapidares na América do Sul é o de Koch-Grunberg. O de Alfredo de Carvalho, intitulado Pré-História Sul-Americana, é o mais importante publicado por autor brasileiro, em língua portuguesa, nele encontrando-se registrada, além disso, a principal bibliografia nacional e estrangeira sobre o assunto.

A questão da forjicação de inscrições lapidares será tratada quando discutirmos a da autenticidade das fontes, na parte de crítica histórica. Forjicação de fontes escritas, de um monumento, moeda ou inscrição é, no fundo, a mesma coisa e deve, portanto, ser tratada juntamente com a questão dos documentos genuínos ou falsos.

Verificado o nenhum valor ideográfico das inscrições lapidares, as pesquisas de epigrafia no Brasil tomaram novo rumo com Vale Cabral, que procurou recolher e estudar inscrições sepulcrais, de fortes, de velhas igrejas, casas, conventos, monumentos, feitas a partir da colonização portuguesa.

Já em 1855, frei Camilo de Montserrat tentara, sem êxito, reunir a epigrafia brasileira na Biblioteca Nacional, que então dirigia. Para isso oficiou ao Ministro do Império Luiz Pedreira do Couto Ferraz, depois Visconde do Bom Retiro, que, apoiando a ideia do sábio bibliotecário, expediu ordens aos Presidentes das Províncias, para que obtivessem coleções epigráficas para a Biblioteca Nacional, e ao Diretor das Obras Públicas da Corte para

Teoria da História do Brasil. Introdução metodológica - T2 - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra