Introdução ao estudo da História do Brasil

INTRODUÇÃO

As dificuldades da elaboração deste trabalho explicam certas falhas de que se ressente. Resulta ele, inicialmente, de um esboço feito em 1956, para um manual destinado a professores, instantemente solicitado por Anisio Teixeira, então diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, que planejara, com larga visão, uma grande coleção de instrumentos de trabalho para estudiosos que não dispõem dos recursos bibliográficos dos grandes centros.

Daí a preocupação acentuadamente didática e as recomendações de ordem prática.

A indicação das fontes documentais e bibliográficas, a princípio sumária, foi consideravelmente acrescida com o aproveitamento de notas acumuladas desde os bancos universitários, visando a um eventual auxílio ao pesquisador. Quando elas começaram a ser reunidas, não havia nenhum trabalho no gênero entre nós. Apesar das valiosas contribuições ultimamente aparecidas, pareceu ao autor, por sua própria e dura experiência, que nunca será demasiado oferecer, ao que se inicia nos estudos históricos, elementos informativos no gênero. Daí, por outro lado, o desenvolvimento que parecerá excessivo das fontes de informação.

Quanto à orientação geral, o autor previne pura e lisamente o leitor de que assumiu conscienciosamente a cadeira de História do Brasil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Introdução ao estudo da História do Brasil - Página 10 - Thumb Visualização
Formato
Texto