acessíveis, salvo se tiverem sido confiados aos depósitos legais oficiais. Podem ser, em certos casos, as relíquias de família dos alunos. Estes terão assim, despertado por elas, um interesse expontâneo e até poderão fazer em torno das mesmas um estudo especial, caso tenham importância para a coletividade."(14)Nota do Autor.
O amor pelos documentos locais e pelos monumentos do passado por parte de um cidadão bem formado pode obviar calamidades contra a cultura. Um só homem de senso evitou, numa assembleia delirante, a destruição da catedral de Chartres, já decidida pelo comité revolucionário local(15)Nota do Autor.
A conservação dos registros civis é imprescindível para a história social, que extrai deles elementos essenciais. É o que concluiu, com um apelo caloroso às autoridades, uma assembleia de especialistas reunida recentemente em França(16)Nota do Autor.
Entre nós o abandono de cartórios eclesiásticos, que até a república desempenharam papel oficial, e mesmo dos notariais, é verdadeira calamidade que está longe de provocar uma reação razoável por parte das classes pretendidamente cultas.
História local
5. O interesse pelo documento histórico em geral pode ser despertado por um documento de família devidamente valorizado por um estudo feito em classe. O conhecimento dos antepassados, até duas ou três gerações, a utilização de velhos álbuns de família, podem despertar o espírito histórico(17)Nota do Autor.
"A criança adquire a noção do passado ao apoiar-se em suas próprias lembranças; familiariza-se com a distância no tempo pela observação do meio em que vive: Uma data inscrita no reservatório dágua recém-instalado, o exame da casa da Câmara local,