dos monumentos em geral, das inscrições e mesmo das construções. Finalmente a tradição oral, que pode constituir fonte válida de história, desde que devidamente depurada.
Heurística
7. Não há trabalho mais cansativo na pesquisa histórica em nosso país do que a coordenação das fontes, ou heurística. Por isso, é preciso habituar os estudantes em seus trabalhos, primeiro a seguirem uma orientação sistemática nas pesquisas; segundo, a habituarem-se a mencionar sempre as fontes consultadas, não só para facilitação dos continuadores, mas ainda para comprovação da honestidade das citações.
Para o estudo da heurística da história do Brasil, logicamente deveremos começar pelo estudo dos arquivos. A consciência de que a conservação dos documentos é uma necessidade de interesse geral custa muito a surgir na formação do espírito nacional. Nossas tradições neste sentido são negativas. Entre os planos dos inconfidentes mineiros, deduz-se pelos depoimentos, estava o de "queimar todos os cartórios para começar vida nova"(22)Nota do Autor. Em algumas guerras civis, especialmente no Sul, os revolucionários promoveram a destruição sistemática dos arquivos locais, para fazer desaparecer os últimos sinais da vida anterior. O simples abandono é responsável por desaparecimentos calamitosos de papéis.