Jean-Baptiste Debret
J. F. DE ALMEIDA PRADO
As quarenta aquarelas inéditas de Jean-Baptiste Debret, impressas a seis cores, em 1970, para comemorar o cinquentenário das atividades editoriais do fundador e Diretor Geral da Companhia Editora Nacional, o saudoso Sr. Octalles Marcondes Ferreira, são inacessíveis a muitos estudiosos e interessados. Por essa razão a Companhia Editora Nacional e a Editora da Universidade de São Paulo, num esforço conjunto, projetaram esta edição, graficamente mais simples, e menos custosa, reproduzindo todas as aquarelas, em preto e branco.
Debret empreendeu, no começo do século XIX, penosa viagem terrestre do Rio de Janeiro até Santa Catarina, transitando pelos Estados de São Paulo e Paraná. São dessa viagem os desenhos e pinturas que compõem este livro, de interesse não apenas paisagístico mas também histórico, fornecendo preciosos subsídios para os nossos historiadores. A fidelidade dos tipos desenhados, em suas múltiplas ocupações, valem por tratados de sociologia e até de antropologia.
O texto da obra, elaborado por J. F. de Almeida Prado, historiador naturalmente indicado para esta empresa, estende-se por quase cem páginas na descrição biográfica de Debret e sua época de permanência entre nós (que compreende a última fase do governo de D. João VI no Brasil e os primeiros anos da Independência). O texto é complementado por valiosas notas de Newton Carneiro sobre o Paraná.
Com excepcionais aspectos de documentação, o livro mantém o alto nível cultural da Coleção Brasiliana.