NOTA DO EDITOR
Esta edição é um esforço conjunto da Companhia Editora Nacional e da Editora da Universidade de São Paulo no sentido de colocar ao alcance dos especialistas, estudantes e interessados em geral uma obra de grande significado histórico e artístico.
As quarenta aquarelas inéditas de Jean-Baptiste Debret, publicadas em 1970 em edição de luxo comemorativa do cinquentenário das atividades editoriais de Octalles Marcondes Ferreira, nosso fundador e Diretor Geral da empresa, conquanto constituíssem necessário e valioso empreendimento cultural - as aquarelas ali se encontram, todas, reproduzidas em tamanho natural e impressas a seis cores, num trabalho de raro e custoso requinte gráfico ficaram, como o texto de apresentação de J. F. de Almeida Prado e as notas de Newton Carneiro, inacessíveis a muitos estudiosos. Isto levou a Companhia Editora Nacional, com a compreensão e o apoio do Presidente da Comissão Editorial da Editora da Universidade de São Paulo, Professor Mário Guimarães Ferri, e de todos os membros da Comissão, a projetar uma edição graficamente mais simples, e menos custosa, com a reprodução de todas as aquarelas em preto e branco.
Os cuidados postos nesta edição proporcionam ao leitor, a custo acessível, toda a beleza das paisagens e todo o seu significado histórico, além dos textos de apresentação - revistos - e de notas sobre o Paraná.