da localidade — força e direção dos ventos reinantes, profundidade do mar, ou dos rios, presença de escolhos, distâncias a navegar, caráter enfim, e índole dos povos, recursos da natureza ou da arte, de que dispunham.
Todas estas circunstâncias combinadas dão uma feição particular a cada povo, e muitas vezes até em um mesmo país notam-se em distâncias muito próximas grandes distinções características em embarcações, que frequentam os mesmos portos, e até se empregam no mesmo serviço.
Desta asserção temos exemplos em nosso próprio país, em que se distinguem inteiramente tipos das embarcações usadas na cabotagem e na pesca.
É certo que enorme é nossa costa, e por isso bem diversas as circunstâncias e condições de mar e de ventos: mas Bahia, Alagoas e Pernambuco, que relativamente tão próximas estão, e sujeitas às mesmas causas naturais de tempo e mar, conservam tipos singulares inteiramente desiguais quanto à forma do casco, mastreação e velame, e pode-se mesmo dizer que com o Amazonas, Pará e Rio de Janeiro são as províncias que mais se destacam em todo o Império quanto