anos a compra de manteiga salgada importada em latas, para uso dos possuidores de rebanhos sitos nas proximidades de suas residências. O absurdo chegava a autorizar a suposição de que na ida à Santa Cruz levassem os moços de copa a tal manteiga, por não haver quem soubesse fazê-la no Rio de Janeiro. Entretanto, desde 1798 começara Fr. Mariano da Conceição Veloso, por conta do governo luso, a publicar os primeiros folhetos do "Fazendeiro do Brasil", na tipografia do Arco do Cego em Lisboa, em que havia no tomo I, o capítulo "Do Leite, Queijo e Manteiga. Mandara-se igualmente vir de além Pacífico chins para cultivar chá na antiga fazenda dos jesuítas, provavelmente no intuito de abastecer mais tarde o mercado inglês e o europeu me geral. O resultado foi, porém, medíocre, porquanto os agricultores importados tinham trazido consigo entre outros o vício do ópio e abandonavam Santa Cruz para vender bugigangas nas ruas do Rio, ou preparar foguetes segundo a secular arte chinesa, para acudir ao grande consumo nas festas religiosas fluminenses. Ender desenhou alguns orientais que restavam na Real Fazenda, recordação mui oportuna, pois, em 1820, segundo viajante francês, já tinham quase desaparecido, conformados os poucos que restavam em plantar jasmim ou hortelã-pimenta em torno das suas pequenas e asseadas cabanas, nos tratos de terra que lhes tinham confiado para cultivar. Participavam também do geral interesse pelo café, movidos pelo característico pendor agrícola de sua índole, juntada além disso à técnica haurida em ensinamentos ancestrais, cuja habilidade chinesa lhes permitia obter precoce frutificação de espécies brasílicas, como a grumixama, mirtácea parenta da jabuticaba, de lento crescimento quando entregue a métodos europeus, desanimadores para quem esperasse por rápida produção.
Valeu-se Ender da demora no sítio para anotar aspectos da residência que deveria ser, mal comparando, o Shoenbrunn dos Braganças no Rio de Janeiro. Anotou as obras delineadas por João da Silva Muniz e realizadas sob direção de José da Costa e Silva; nas curiosas cenas à volta