indicação de paulistas, assim como facas da mesma origem, com largas e pontudas lâminas chanfradas, cujo cabo de madeira escura terminava com ornatos de prata. O mesmo cuidado presidiu ainda as notas de Ender sobre os belos enfeites desse metal aplicados às correias do ajaezamento das montarias de ricos fazendeiros. Os demais auxiliares da tropa - pretos, caboclos e mulatos - iam a pé, invariavelmente descalços, levando à mão a vara de tanger porcos ou o relho para guiar mulas, cujo estalo acompanha no ermo da estrada o grito do recoveiro. Na série dos desenhos relativos aos comboios de mulas, ocorre igualmente nas mãos de paulistas alabardas semelhantes às popularizadas pelas estampas de soldados da Renascença, as quais tanto parecem destinadas a picar reses bravias como escorar onças, num tempo em que as armas de fogo eram demoradamente carregadas pela boca, o que expunha o caçador às garras da fera(16). Nota do Autor
Continuando a viagem atravessaram Pinda para chegar a Taubaté, onde Ender desenhou a paisagem vista da eminência em que se elevava o Convento dos Franciscanos, considerado apreciável construção pelos visitantes. A vila se compunha de longa rua, ladeada por algumas lojas de pequenos mercadores, o resto era composto de casebres que também se estendiam pelas ruas laterais. A atividade local consistia em rudimentar agricultura, criação de gado e confecção de esteiras de Arisda brava e gramíneas, mandadas para o Rio de Janeiro. A casa em que se hospedaram não diferia das contemporâneas à Guerra dos Emboabas, que pela construção demonstrava a rápida assimilação da cultura indígena pelo português logo nos primeiros tempos da conquista. Os muros eram ligeiros, de pau a pique ligado por embira, sob coberta de sapê ou de palmas e mais modernamente por telhas côncavas. Os alimentos eram cozinhados no chão, em meio da casa, no quarto central, sem fogão nem chaminé, esvaída a fumaça pela telha vã. O piso era de terra socada e as paredes revestidas de