destino ao Piauí. Daí, por terra chegaria à cidade de Belém, "alvo de nossos desejos", dizia o sábio esperançoso em terminar a viagem antes do fim do prazo fixado pelas autoridades. Na organização desse itinerário, aproveitaram os austro-alemães informações de mineiros, ou melhor, habitantes das Minas Gerais, que ininterruptamente chegavam ao Rio nas vizinhanças da praia do seu nome, com tropas carregadas de gêneros vários. O primeiro obstáculo - e não dos menores - era o exagerado preço dos muares empregados no mister. Custava uma besta de carga adestrada até 28 mil-réis, soma então considerável, a constituir pesado gravame no orçamento dos expedicionários. A maior dificuldade, porém, muito superior a todas outras reunidas, dependia de encontrar arrieiro perito, alma de empresa, detentor do êxito da viagem.
Era, relativamente, pouco convidativo àqueles profissionais, comboiar viajantes que pelo feitio especial tinham de ser exigentes, quando eles, arrieiros, podiam com menos trabalho e mais proventos transportar simples mercadorias. No caso, ainda se complicaram as condições dos expedicionários pela falta do concurso do criado trazido da Alemanha, o único a se impressionar com as perspectivas da empresa, que peremptoriamente declarou preferir permanecer entre cristãos a arriscar-se "em antros de selvagens". Tiveram os expedicionários de pagar, na emergência, elevado salário a um mulato apresentado como prático no ofício, o qual na viagem havia de lhes causar pela incompetência não pequenos transtornos. O próprio Martius descreve a organização da tropa através cenas que presenciara no porto da Estrela, então extremamente movimentado, acesso do comércio com Minas Gerais. Havia na estrada "longas filas de mulas, carregadas de mercadorias ou bagagens, que chegavam do interior ou para lá se dirigiam. O europeu afeito ao transporte de pesadas cargas em caminhões, que não sem razão ele compara com navios terrestres, espanta-se do processo de dividir tantos fardos em pequenos volumes, confiados à discrição de animais cargueiros e tocadores incapazes, várias vezes carregados e descarregados