— MANNHEIM, Karl. O Homem e a Sociedade, estudos sobre a estrutura social moderna, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1962.
— MEAD, Georges. Mind Self and Society, The University of Chicago Press, Chicago, Illinois, 1952.
— MATTOS, Luiz Alves de. Sumário de Didática Geral, Gráfica Editora Aurora Ltda., Rio de Janeiro, 1957.
— MENEZES, Djacir. O Brasil no PensaMento Brasileiro, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, INEP-MEC, 1957.
— MONROE, Paul. Cyclopaedia of Education, The Macmillan Co., New York, 1911-1913.
— MONTAIGNE, Michel de. Ensaios, Livro I, Editora Globo, 1961.
— MOREIRA, J. Roberto. Introdução ao Estudo do Currículo da Escola Primária, INEP, Rio de Janeiro, 1955.
— NUNES, Maria Thetis. Ensino Secundário e Sociedade Brasileira, Textos Brasileiros de Pedagogia, Rio de Janeiro, 1962.
— PINTO, L. A. Costa. Sociologia e Desenvolvimento, Ed. Civilização Brasileira S.A., Rio de Janeiro, 1963.
— PONCE, Anibal. De Erasmo a Romain Roland — Humanismo Burgués y Humanismo Proletário, Editorial Futuro SRL, 1962.
— PRADO, Jr., Caio. História Econômica do Brasil, 2ª ed., Ed. Brasiliense, 1949.
— RAMOS DE CARVALHO, Laerte. As Reformas Pombalinas da Instrução Pública, Boletim 160, História e Filosofia da Educação, nº 1, FFCL da USP, 1952.
— RODRIGUES, José Honório. Teoria da História do Brasil, ed., V. I, Introdução Metodológica, Cia. Editora Nacional, 1957.
— SANTOS, José Maria dos. Os Republicanos Paulistas e a Abolição, Livraria Martins, 1942.
— SANTOS, José Maria dos. A Política Geral do Brasil, J. Magalhães, São Paulo, 1930.
— SILVA, Geraldo Bastos. Introdução à Crítica do Ensino Secundário, MEC SADES, 1959.
— SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à Revolução Brasileira, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1958.