ÍNDICE
Nota explicativa - 9
Introdução - 11
I. METODOLOGIA E ASPECTOS DA HISTÓRIA SOCIAL
1. Indicações metodológicas adotadas - 21
2. Posição metodológica geral - 24
II. ANTECEDENTES HISTÓRICOS: A CLASSE SENHORIAL - 27
III. A CLASSE MÉDIA URBANA - 29
IV. BIOGRAFIA E FORMAÇÃO - 38
V. O PENSAMENTO DE RUI
1. Introdução - 47
2. Características do pensamento pedagógico de Rui - 48
2.1. Aspectos sociais gerais - 48
2.2. Concepções filosóficas e políticas - 49
2.3. Concepções filosóficas e pedagógicas - 50
VI. CONCEPÇÕES DIDÁTICAS GERAIS
1. Introdução - 52
2. Progresso das ciências, progresso escolar, progresso da sociedade - 52
3. Dois planos que se interpenetram - 54
VII. DIRETRIZES DIDÁTICAS BASEADAS NUMA CONCEPÇÃO EVOLUCIONISTA E REALISTA DO CONHECIMENTO
1. Realismo no pensamento e na ação - 57
2. Aspectos novos da metodologia geral pedagógica de Rui - 61
3. Renovação dos métodos e programa escolar - 61