A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

ÍNDICE

Nota explicativa - 9

Introdução - 11

I. METODOLOGIA E ASPECTOS DA HISTÓRIA SOCIAL

1. Indicações metodológicas adotadas - 21

2. Posição metodológica geral - 24

II. ANTECEDENTES HISTÓRICOS: A CLASSE SENHORIAL - 27

III. A CLASSE MÉDIA URBANA - 29

IV. BIOGRAFIA E FORMAÇÃO - 38

V. O PENSAMENTO DE RUI

1. Introdução - 47

2. Características do pensamento pedagógico de Rui - 48

2.1. Aspectos sociais gerais - 48

2.2. Concepções filosóficas e políticas - 49

2.3. Concepções filosóficas e pedagógicas - 50

VI. CONCEPÇÕES DIDÁTICAS GERAIS

1. Introdução - 52

2. Progresso das ciências, progresso escolar, progresso da sociedade - 52

3. Dois planos que se interpenetram - 54

VII. DIRETRIZES DIDÁTICAS BASEADAS NUMA CONCEPÇÃO EVOLUCIONISTA E REALISTA DO CONHECIMENTO

1. Realismo no pensamento e na ação - 57

2. Aspectos novos da metodologia geral pedagógica de Rui - 61

3. Renovação dos métodos e programa escolar - 61

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 7 - Thumb Visualização
Formato
Texto