VIII. ASPECTOS DO POSITIVISMO E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MÉTODO DE ENSINAR E NA ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS — AS PRIMEIRAS MATÉRIAS DE ENSINO - 66
IX. O ENSINO DA GINÁSTICA, DA MÚSICA E DO CANTO NA ESCOLA PRIMÁRIA
1. Introdução - 69
2. Ensino da ginástica - 70
3. Ensino da música e do canto - 70
X. O ENSINO DE DESENHO E SUA IMPORTÂNCIA NA OBRA PEDAGÓGICA DE RUI - 72
XI. MÉTODO INTUITIVO: LIÇÕES DE COISAS E O ENSINO OBJETIVO - 92
XII O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DAS CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS, DAS MATEMÁTICAS ELEMENTARES, DA GEOGRAFIA E DA COSMOGRAFIA, DA HISTÓRIA, DOS RUDIMENTOS DE ECONOMIA POLÍTICA E DA CULTURA MORAL E CÍVICA
1. Introdução - 98
2. Ensino da Língua Materna e da Gramática - 100
3. Ensino das Ciências Físicas e Naturais - 102
4. Ensino das Matemáticas elementares - 105
5. Ensino da Geografia e da Cosmografia - 109
6. Ensino da História - 113
7. Ensino de Rudimentos de Economia Política - 124
8. Ensino da Cultura Moral e Cívica - 126
XIII. CULTURA CLÁSSICA E CIENTÍFICA. PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE DO ENSINO
1. Caráter técnico ou humanístico da escola secundária - 131
2. Princípio da integralidade do ensino - 136
XIV. CONCLUSÕES FINAIS - 139
Indicações bibliográficas - 144