A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

VIII. ASPECTOS DO POSITIVISMO E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MÉTODO DE ENSINAR E NA ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS — AS PRIMEIRAS MATÉRIAS DE ENSINO - 66

IX. O ENSINO DA GINÁSTICA, DA MÚSICA E DO CANTO NA ESCOLA PRIMÁRIA

1. Introdução - 69

2. Ensino da ginástica - 70

3. Ensino da música e do canto - 70

X. O ENSINO DE DESENHO E SUA IMPORTÂNCIA NA OBRA PEDAGÓGICA DE RUI - 72

XI. MÉTODO INTUITIVO: LIÇÕES DE COISAS E O ENSINO OBJETIVO - 92

XII O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DAS CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS, DAS MATEMÁTICAS ELEMENTARES, DA GEOGRAFIA E DA COSMOGRAFIA, DA HISTÓRIA, DOS RUDIMENTOS DE ECONOMIA POLÍTICA E DA CULTURA MORAL E CÍVICA

1. Introdução - 98

2. Ensino da Língua Materna e da Gramática - 100

3. Ensino das Ciências Físicas e Naturais - 102

4. Ensino das Matemáticas elementares - 105

5. Ensino da Geografia e da Cosmografia - 109

6. Ensino da História - 113

7. Ensino de Rudimentos de Economia Política - 124

8. Ensino da Cultura Moral e Cívica - 126

XIII. CULTURA CLÁSSICA E CIENTÍFICA. PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE DO ENSINO

1. Caráter técnico ou humanístico da escola secundária - 131

2. Princípio da integralidade do ensino - 136

XIV. CONCLUSÕES FINAIS - 139

Indicações bibliográficas - 144

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 8 - Thumb Visualização
Formato
Texto