e o diplomata e Rei de Armas do Brasil, Isidoro da Costa Oliveira.
A responsabilidade da entrega imediata da Imperatriz recaiu sobre o Conde de Tasher.
Houve um banquete de quarenta talheres.
A noiva estava linda com seu vestido de renda confeccionados por Delille, mestre de alta costura em Paris.
No dia seguinte efetuou-se a partida".
No dia 11 de outubro, avistou-se, no horizonte, a baía de Guanabara.
Augusto (irmão de Dona Amélia) sentiu-se empolgado com a entrada da baía do Rio de Janeiro.
Pode alguém avaliar o que significa, depois de dois meses passados entre céu e mar" (escrevia ele à mãe), "ter, de repente, diante dos olhos, duas cadeias de montanhas e uma floresta de luxuriante vegetação, coberta de uma multidão de pássaros desconhecidos pelos europeus; grande quantidade de embarcações que vão de um navio ao outro e são canoas, pirogas, e lanchas?"
Houve atraso nos preparativos para a recepção, por só ter sido o Imperador informado da chegada na véspera.
Tornou ele logo a barcaça, que rebocou a fragata até o Arsenal de Marinha, e galgou rápido o navio. Foram breves as apresentações.
A deslumbrante primeira impressão do Imperador, ao ver a princesa Amélia Augusta Napoleona - Amélia de Beauharnais, duquesa de Leuchtenberg e Eichstaedt - e criando a Imperial Ordem da Rosa sob a divisa Amor e Fidelidade - iria definir, desde logo, a significação dessa mulher em sua vida.
Ambos os interessados ficaram agradavelmente surpreendidos. Barbacena e Maria da Glória devem tê-los ajudado a dissimular a primeira emoção.
Depois de algumas palavras hesitantes, dirigidas a Amélia, D. Pedro sentiu-se mal, quase desfalecendo. E, só depois de alguns momentos, conseguiu recuperar-se, para atender a esposa.